Bacia de Contenção

A bacia de contenção é uma ferramenta usada com o objetivo de prevenir e evitar todo tipo de vazamento de produtos químicos no meio ambiente. Além de ser utilizada como uma barreira física para proteger o solo de possíveis contaminações, a bacia de contenção também age como uma importante aliada contra o desperdício do material ou da substância trabalhada. Saiba mais!

Bacia de contenção: qual a importância para o meio ambiente?

O vazamento de produtos químicos prejudiciais ao meio ambiente é um assunto extremamente sério, que exige muita atenção e cuidado por parte das empresas, pois mesmo que aconteça por acidente, as penalidades e multas são bastante pesadas. Justamente, por isso, agir com prevenção continua sendo o melhor remédio.

Nesta hora, para um adequação ambiental, entra em cena a bacia de contenção: fabricada de um material resistente, capaz de reter qualquer tipo de líquido. Esse recipiente pode ser encontrado em diversos segmentos, inclusive são parte dos módulos de abastecimentos dos postos de combustível, juntamente com o tanque e o skid de abastecimento.

Nesse caso, a bacia de contenção faz a contenção de óleo e a contenção de combustível, de forma a garantir que, em uma possível situação de risco, estes componentes não vazem para o solo e contaminem o meio ambiente.

Bacia de contenção: quais as condições ideais?

Para que o uso da bacia de contenção seja correto, exige-se que o recipiente não tenha qualquer tipo de rachadura ou buraco. Estar impermeabilizado é uma condição essencial para que ele seja capaz de conter e resistir derramamentos e precipitações acumuladas. Além disso, o ideal é que sua base seja inclinada para que seja possível drenar e remover líquidos.

O tamanho indicado de uma bacia de contenção deve ser baseado na capacidade de conter, no mínimo, 10% do volume total dos contêineres principais. A manutenção da bacia também requer atenção, especialmente, quanto à remoção correta e periódica dos produtos acumulados, evitando possíveis transbordamentos.

Bacia de contenção: como escolher o recipiente adequado?

Para escolher a bacia de contenção ideal para o seu negócio, considere os seguintes critérios:

  • As características do resíduo que será acumulado;
  • Se existe ou não a possibilidade de reação química entre substância e recipiente;
  • A frequência da coleta;
  • O fluxo volumétrico do resíduo a ser coletado.

Agora que você já sabe a funcionalidade e a importância de uma bacia de contenção para o seu negócio, basta escolher o modelo ideal. Na Seu Posto, você encontra variadas opções de bacias de contenção e outros equipamentos ambientais. Confira!

Bacia de Contenção

Pague com
  • Pagar.me
Selos

Seu Posto Equipamentos Eireli - CNPJ: 20.883.537/0001-54 © Todos os direitos reservados. 2018